top of page
Cravo

Em abril, leituras mil!

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, os alunos do 2º ciclo da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, nas disciplinas de Educação Visual, EMRC e em articulação com a biblioteca escolar, desenvolveram um projeto que representa as conquistas da Revolução de Abril.


Para a conceção deste projeto, foi dada primazia à sustentabilidade e à reutilização de materiais. Assim, os alunos utilizaram materiais recicláveis, nomeadamente tubos de cartão e retalhos de tecido em tons de verde e castanho, provenientes de excedentes de empresas locais. Estes materiais foram habilmente empregues na construção do tronco da árvore e na criação dos cravos, símbolo icónico da Revolução e que representa as conquistas de abril.


Além disso, inspirados pela obra literária “O Tesouro” de Manuel António Pina, os alunos realizaram ilustrações de trechos do livro em grandes folhas brancas, evocando a imagem de papiros sagrados. Estas ilustrações foram expostas à entrada da escola, junto à árvore simbólica, contribuindo para enriquecer o ambiente comemorativo.


Com o intuito de sensibilizar os alunos do 1º ciclo acerca dos direitos conquistados após o 25 de Abril, foram organizadas apresentações da obra "O Tesouro"; conduzidas por alunos do clube de leitura da biblioteca do 2º ciclo. Esta atividade teve como finalidade elucidar os mais jovens sobre os direitos alcançados com a Revolução, utilizando a literatura como uma valiosa ferramenta pedagógica.


Para culminar as atividades, os alunos participaram numa caça ao tesouro denominada “Tesouros de Abril”, percorrendo os diferentes espaços da escola em busca de pistas alusivas aos direitos conquistados. No final, os alunos do 2º ciclo tiveram o gesto simbólico de oferecer um cravo aos colegas mais novos, reforçando assim o espírito de união e partilha neste momento histórico.


Este projeto não só celebra os ideais e as conquistas do 25 de Abril, mas também promove valores de sustentabilidade, educação literária e partilha entre os diferentes ciclos de ensino.

Biblioteca do Conservatório de Múica de Braga (2).png
bottom of page